Cirurgia plástica após a gravidez: o que você precisa saber

24 de janeiro de 2022

Muitas mulheres buscam recuperar a forma e a autoestima, após o período de gestação, com cirurgias plásticas.

A maternidade é um dos momentos mais felizes e importantes, mas, para algumas delas, o período posterior ao parto provoca desconfortos que afetam sua autoestima.

Aumento das mamas, distensão abdominal e mudança no padrão de acúmulo de gordura corporal são algumas modificações pelas quais o corpo da mulher passa durante a gestação.

Os problemas estéticos surgem logo após o término da gravidez, quando o corpo não volta ao estado de antes da gestação, o que causa a insatisfação das mamães.

Mudanças que impactam

Essas alterações no corpo pós-gestação afetam a autoestima, fazendo com que muitas mulheres não aceitem sua nova aparência.

Abalos na vida pessoal e social acabam sendo consequências dessa insatisfação, uma vez que a mulher passa a ter dificuldades para lidar com a própria imagem.

Nesse momento, as cirurgias plásticas são procuradas como soluções possíveis.

A autoestima de volta

Apesar da ansiedade em fazer as mudanças o mais rápido possível, mesmo com as mamas caídas, o abdômen flácido, as gordurinhas extras e o aumento de peso, quem acabou de gerar uma criança precisa entender que, para se submeter a procedimentos cirúrgicos, como abdominoplastia, é preciso aguardar o tempo necessário.

Qual o tempo certo?

Quando se fala em cirurgia plástica pós-gestação, muitos questionamentos surgem, e isso é normal, pois as mulheres passam meses de mudanças e transformações intensas.

Respeitar o prazo certo para realizar uma cirurgia plástica é um dos cuidados que devem ser levados em consideração. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SPCP) recomenda pelo menos um ano, após a amamentação, como o tempo necessário para que uma mulher seja submetida às intervenções cirúrgicas de correção ou mudança da estética pós-gravidez.

A recomendação se justifica porque, antes de passados 12 meses após o término da amamentação, ainda há inchaço e retenção de líquidos no corpo da mulher. Somente depois desse período as alterações físicas estarão mais claras e o corpo feminino terá estabelecido seu peso padrão.

Cirurgias plásticas mais procuradas

A lipoaspiração, a abdominoplastia e a mamoplastia (com ou sem prótese de silicone) são os procedimentos mais procurados após uma gestação.

Mamoplastia: é normal que, após a gravidez, os seios fiquem com aspecto murcho, sem firmeza e sustentação. Isso é justificado pelo excesso de tecido cutâneo adquirido por algumas razões, entre elas, o ganho de volume com a produção de leite. A melhor opção nesses casos é a mastopexia, cirurgia capaz de reverter o caimento dos seios e melhorar a flacidez do local. Ela pode, ainda, ser associada à colocação de prótese de silicone se indicado.

Lipoaspiração: uma das principais queixas relatadas por mulheres no pós-parto é a gordura localizada no abdômen. Este é um procedimento em que é feita a retirada do excesso de gordura a partir do cálculo do percentual de segurança, de acordo com o índice de massa corporal de cada paciente. Com o crescimento abdominal durante a gestação, é normal ter esse acúmulo de gordura, inclusive nos glúteos, quadris, pernas e braços.

Abdominoplastia: durante a gravidez, o abdômen é uma das áreas mais afetadas do corpo. Em razão do crescimento uterino, a pele e os músculos da barriga se distendem, contribuindo para o aparecimento de estrias, diástase e acúmulo de pele. Esse procedimento é indicado para quem tem excesso de pele e flacidez na região e o problema não pode ser resolvido apenas com uma lipo.

É possível realizar mais de um procedimento ao mesmo tempo?

A avaliação do médico é indispensável para definir isso. Após o exame, ele determinará se a mãe deve, precisa ou pode passar por alguma intervenção. É ele também quem analisará se é indicada a realização de mais de uma cirurgia plástica ao mesmo tempo.

Todo esse cuidado é necessário porque, depois de seis horas, os riscos na cirurgia são duplicados e o pós-operatório fica mais difícil, dolorido e com maiores restrições de movimentos, o que pode comprometer a rotina de cuidados com a criança. Porém, se a paciente tiver condições clínicas, é possível realizar um combinado (dentro dos limites) de procedimentos ao mesmo tempo.

Como saber qual a indicação para o meu caso?

Se você é mãe e deseja realizar procedimentos estéticos com um cirurgião plástico, a melhor maneira de saber qual indicação para o seu caso é marcando uma consulta com o Dr. Dacio Ogata. Ele terá o prazer de tirar todas as suas dúvidas e ajudar a trazer a sua autoestima de volta.

Posso ajudar?