Mastopexia

A Mastopexia também é conhecida como Elevação Mamária ou Lifting mamário. A cirurgia consiste na retirada de pele flácida em excesso e elevação de todo o tecido mamário.

Este procedimento é indicado para pacientes que apresentam flacidez mamária e/ou queda das mamas, resultantes, na maioria das vezes, de uma gestação ou de um processo de emagrecimento.

A Mastopexia pode ou não ser realizada em conjunto com a colocação de prótese de silicone. Muitas pacientes acham que é obrigatório colocar prótese de silicone quando se faz Mastopexia, mas isso não é verdade. A inclusão de prótese de silicone só está indicada quando, além da elevação mamária, a paciente deseja aumentar o tamanho das mamas.

Caso esteja satisfeita com o tamanho, mas incomodada apenas com a flacidez e queda, o indicado é somente a Mastopexia, sem uso de prótese. Isso irá resultar em mamas elevadas, livres do excesso de pele e com praticamente o mesmo volume de antes da cirurgia.

Muitas vezes a Mastopexia é confundida com a Mamoplastia redutora, pois ambas possuem o mesmo formato final de cicatriz – “T” invertido e círculo ao redor da aréola. Embora deixem cicatrizes semelhantes, são técnicas com objetivos diferentes.

Em pacientes que desejam apenas levantar as mamas e não reduzir seu tamanho, o indicado é a Mastopexia. Já a Mamoplastia redutora é indicada para aquelas que desejam reduzir o volume das mamas e também levantá-las.

Os dois procedimentos podem gerar possíveis interferências em futuros processos de amamentação caso o cirurgião não domine bem as técnicas cirúrgicas ou não tenha os devidos cuidados para preservar os tecidos, as glândulas e os ductos mamários.

Quanto à recuperação da Mastopexia, habitualmente as pacientes sentem pouca dor, porém não podem exagerar na movimentação dos braços nem fazer força nos primeiros dias. Dependendo da atividade que exerce, a paciente pode voltar em poucos dias ao trabalho. Também é imprescindível o uso de sutiã cirúrgico por 30 dias continuamente e, no segundo mês de recuperação, apenas por meio período.

Perguntas e respostasSobre Mastopexia

Como fica a cicatriz na Mastopexia?

Todas as cicatrizes de Mastopexia, seja ela com ou sem prótese de silicone, possuem o famoso “T” invertido junto com a cicatriz circular das aréolas. A retirada da pele em excesso inevitavelmente resulta em cicatrizes compridas, que ficam localizadas na porção inferior das mamas, podendo facilmente ficar escondidas sob sutiãs ou biquínis.

Na Mastopexia é necessário colocar prótese de silicone?

Nem sempre a prótese de silicone é necessária. Existem muitas mulheres satisfeitas com o volume de suas mamas – nessas pacientes, pode ser realizada a Mastopexia sem o uso de prótese, mantendo o tecido mamário e utilizando-o para realizar a elevação mamária. O uso das próteses de silicone é adequado para casos em que é necessário realizar o aumento das mamas. Em consulta médica, o cirurgião plástico irá ajudar a paciente a definir o volume que lhe dará o resultado desejado.

Como fica a sensibilidade das mamas após a cirurgia?

Qualquer tipo de cirurgia nas mamas resulta numa leve mudança de sensibilidade no local. Normalmente, nas primeiras semanas ocorre uma alteração grande na sensibilidade ao toque. Ao longo das semanas, isso vai se amenizando até voltar muito próximo do normal. É comum as pessoas dizerem que, depois de uma cirurgia de mama, se perde completamente a sensibilidade, mas esse é um caso muito raro de ocorrer. O que se percebe é uma leve alteração na sensibilidade.

Posso amamentar depois da cirurgia?

Qualquer tipo de cirurgia com elevação ou redução mamária traz um risco pequeno de comprometer a capacidade de amamentação da paciente. Na maioria dos casos, a amamentação não é prejudicada, contudo, embora pequena, a possibilidade existe.

Posso ajudar?