A cirurgia de Otoplastia é indicada para pessoas que possuem orelhas proeminentes (orelhas em abano) e pode ser realizada a partir de 9 ou10 anos, idade em que, na maioria das vezes, o paciente começa a se incomodar em razão das brincadeiras e zombarias feitas pelos colegas de escola.
A orelha é composta por uma cartilagem que molda o formato da orelha. A pele apenas recobre essa cartilagem, por isso a cirurgia não pode ser corrigida apenas puxando a pele. Na Otoplastia, molda-se a cartilagem com pontos para que o formato da orelha mude. A cartilagem é semelhante a uma mola e os pontos servem para curvar determinadas regiões da orelha fazendo uma força contrária a força da “mola”.
Esta cirurgia pode ser feita com anestesia local e sedação ou com anestesia geral, o que será decidido pelo anestesista no dia da cirurgia. Independentemente da idade do paciente, ambas são seguras se indicadas pelo especialista.
Durante a recuperação da cirurgia, é necessário usar uma faixa na cabeça por um mês a fim de proteger o local operado, e não propriamente para segurar a orelha na posição nova.