Abdominoplastia

Cirurgia também conhecida como Plástica abdominal ou Dermolipectomia de abdômen.

A Abdominoplastia é uma cirurgia indicada para pacientes que possuem flacidez abdominal e/ou pele em excesso. Tais condições podem ocorrer normalmente após uma gestação ou uma perda de peso expressiva, seja por uma mudança de hábitos de vida ou após uma cirurgia de redução de estômago (Cirurgia Bariátrica).

Neste procedimento, o cirurgião irá retirar a pele que se encontra entre o umbigo e a altura convencional de uma cicatriz de cesariana. Desse modo, se a paciente apresentar estrias nesse intervalo de pele, elas também serão eliminadas. Já aqueles localizadas acima do umbigo não poderão ser retiradas durante a cirurgia, mas mudarão de posição apenas, ou seja, elas deverão ficar encostadas na cicatriz da abdominoplastia, abaixo do umbigo.

A cicatriz de uma Abdominoplastia se localiza na altura aproximada de uma cicatriz de cesariana, mas ela se prolonga até as laterais do abdômen, formando um arco e permitindo que a paciente consiga esconder a cicatriz com a calcinha ou biquíni.

O umbigo também precisa ser modificado durante a Abdominoplastia. Na verdade, a pele do fundo do umbigo que está grudado na musculatura do abdômen é a mesma, o que muda é a pele que fica ao redor dele. Sendo assim, a cicatriz resultante fica ao redor do umbigo, formando uma cicatriz circular.

Existem também as Abdominoplastias modificadas, que resultam em cicatrizes adicionais. Como são procedimentos muito individualizados, planejados de acordo com o estado de cada paciente, é muito importante a consulta médica, ocasião em que o cirurgião responsável poderá explicar em detalhes as particularidades de cada caso.

Durante o procedimento de Abdominoplastia, podem ser também corrigidas a Diástase (afastamento dos músculos do abdômen) e algumas hérnias, sendo a umbilical a mais comum entre elas.

Perguntas e respostasSobre Abdominoplastia

Preciso estar dentro do peso para realizar a cirurgia?

Para conseguir resultados satisfatórios em qualquer cirurgia plástica, é necessário estar o mais próximo possível do peso ideal. Mesmo que a cirurgia melhore o aspecto do abdômen, o resultado não será tão bom. Quem está acima do peso apresenta acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo onde a cirurgia não consegue chegar. É a chamada gordura visceral, localizada abaixo da camada muscular. Esse tipo de gordura diminui apenas com o emagrecimento.

Posso engravidar depois da cirurgia de abdominoplastia?

Engravidar depois de uma Abdominoplastia não causa nenhum problema ao bebê durante a gestação, porém, é possível que o resultado da cirurgia plástica seja perdido e dificilmente uma nova Abdominoplastia será indicada. Isso ocorre porque a pele do abdômen poderá voltar a ficar um pouco flácida, mas não o suficiente para a realização de uma nova cirurgia. Assim, o ideal é ter primeiro os filhos que deseja e só depois realizar a cirurgia.

A lipoaspiração precisa ser feita junto com a abdominoplastia?

Não. A Lipoaspiração está indicada quando existem gorduras localizadas e o objetivo é diminuir as camadas de gordura dessas regiões. Como as pessoas que se submetem à Abdominoplastia normalmente também possuem gorduras localizadas, essa associação de cirurgias é muito comum. A Lipoaspiração pode ser realizada no mesmo dia da Abdominoplastia ou feita posteriormente, mas, com certeza, se realizadas em conjunto, o resultado é muito melhor.

Qual a diferença entre Abdominoplastia e Lipoaspiração?

Cada uma dessas cirurgias é indicada para propósitos diferentes. A Abdominoplastia atende à necessidade de pessoas com flacidez abdominal, resultante normalmente de uma gestação. Neste procedimento, é retirado o excesso de pele da porção inferior do abdômen, o que melhora consideravelmente o seu aspecto. Na Lipoaspiração, o objetivo é diminuir a camada de gordura localizada entre a camada muscular e a pele, ou seja, a Lipoaspiração não irá alterar as condições da pele, haverá redução apenas da gordura da região tratada, permanecendo a flacidez.

Posso ajudar?