Lipoaspiração / Lipoescultura

A cirurgia de Lipoaspiração tem como função reduzir a gordura localizada sem promover alterações nas condições da pele dessas regiões, ou seja, onde a flacidez já existe, ela permanecerá. Após a cirurgia, a gordura que fica entre a pele e o músculo diminui de espessura e a pele acaba se aproximando do músculo.

Em muitos casos, a Lipoaspiração vem associada a outros procedimentos cirúrgicos, como Mamoplastia e Abdominoplastia. A possibilidade de realizar dois ou mais procedimentos depende da avaliação médica no dia da consulta e também dos exames pré-operatórios para avaliar a condição de saúde da paciente.

No caso da Lipoescultura, a gordura retirada durante a Lipoaspiração é preparada e pode ser injetada em diversas regiões do corpo. A área comumente escolhida é a dos glúteos, com o propósito de proporcionar aumento do volume. O termo técnico para essa injeção é Enxertia de gordura nos glúteos.

No tocante à recuperação, a dor infelizmente é maior do que em outros procedimentos. Embora fiquem aparentes apenas alguns “furinhos”, a extensão da área em que ocorre a lipoaspiração é a maior de todas. Por conta disso, a dor pós-operatória nesse procedimento é maior.

Durante o pós-operatório, é necessária a realização de drenagem linfática para potencializar os resultados obtidos com a cirurgia. O início das drenagens pode se dar já no primeiro dia após o procedimento, mantendo-se por 2 ou 3 vezes por semana até completar em torno de 10 sessões.

Perguntas e respostasSobre Lipoaspiração / Lipoescultura

Qual o peso ideal para fazer lipoaspiração?

Para qualquer tipo de cirurgia plástica, quanto mais próximo do peso ideal o paciente estiver, melhores serão os resultados. A Lipoaspiração é indicada apenas para a retirada de gorduras localizadas e não para o emagrecimento. Se o paciente estiver muito acima do peso, o ideal é procurar um Nutricionista e, em alguns casos, até um Gastrocirurgião para avaliar a necessidade ou não de uma cirurgia bariátrica.

A Lipoaspiração melhora a flacidez da pele?

O propósito da Lipoaspiração não é melhorar a flacidez da pele, mas sim diminuir a gordura localizada que está abaixo da pele. Existem, porém, alguns procedimentos que podem ser associados à Lipoaspiração durante a cirurgia, como o uso de laser ou as aplicações de Bioestimuladores, que podem ajudar a melhorar a flacidez.

A gordura volta nas regiões que já foram lipoaspiradas uma vez?

Na Lipoaspiração, as células de gordura do local são retiradas e, com isso, a camada de gordura que está entre a pele e o músculo diminui de espessura. Quando ocorre o aumento de peso após uma lipoaspiração, aquela camada de gordura que sobrou após a Lipoaspiração aumenta de tamanho, mas dificilmente chegará a ter a mesma espessura de antes da primeira cirurgia. No contexto geral, se a pessoa engorda depois de uma Lipoaspiração, ela aumenta a gordura de outras regiões do corpo. No abdômen, o aumento de volume se deve mais ao aumento da gordura visceral, e essa diminuí apenas com o emagrecimento, ou seja, não pode ser lipoaspirada.

Qual a diferença entre Minilipo, Hidrolipo, Lipolight?

O princípio básico de todos esses procedimentos é o mesmo: injeção de soro fisiológico com alguns medicamentos, como anestésico local e medicação para diminuir o sangramento (adrenalina). Depois disso a gordura é lipoaspirada através de uma cânula metálica conectada a um aparelho aspirador. Os nomes diferentes são criados para deixar o nome do procedimento mais atraente, porém a base da cirurgia é a mesma. O que muda é a quantidade a ser lipoaspirada, a área que será lipoaspirada (localizada ou generalizada), e se o procedimento será realizado com a paciente acordada e anestesia local ou inteiramente anestesiada em um centro cirúrgico. Não se engane achando que esta ou aquela é menos invasiva, pois, tecnicamente, a Lipoaspiração é realizada da mesma maneira (com uma cânula metálica conectada a um aspirador).

Posso ajudar?